sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Adaptação cinematográfica



Director: R. J. Cutler
Escritores: Shauna Cross ( roteiro - adaptação); Gayle Forman (livro)
Género: Drama, Romance
Elenco Principal: Chloe Grace Moretz(Mia) e Jamie Blackley (Adam)
IMDb: 6,8


_____________________________________________________________
"Às vezes tu fazes as escolhas da vida e as vezes as escolhas fazem-te a ti."
                                                                                       Mia
_____________________________________________________________

Esta obra de Gayle Forman foi adaptada em cinema, em 2014, numa adaptação, na minha opinião, muito bem conseguida.
Um filme, em que percebemos perfeitamente a história em conjunto com uma banda sonora "de partir o coração", Acabamos por sofrer com as personagens, chorei praticamente do inicio ao fim do filme porém, valeu a pena.
Podemos sentir a forte ligação de Mia com os pais e com o irmão. E a indecisão entre o ficar com o Adam ou partir com a família, que tanto ama.
Temos de agradecer a Shauna Cross por esta maravilhosa adaptação, que se manteve tão fiél à obra  original, e a Gayle Forman que nos permitiu ver as personagens ganhar vida no ecra. 





quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Se eu ficar






Autor: Gayle Forman
Titulo: Se eu ficar
Género: Drama, romance
Editora: Editorial Presença

_____________________________________________________________
" Se ficares, faço o que quiseres. Deixo a banda, vou contigo para Nova Iorque, Mas, se precisares que me vá embora, faço isso também. Estive a falar com Liz e ela disse que, se calhar, regressares à tua vida antiga poderia ser demasiado doloroso; que talvez fosse mais fácil para ti apagares-nos. Isso seria uma merda, mas eu fá-lo-ia. Posso perder-te assim, se não te perder hoje. Eu deixo-te ir. Se ficares."   

                                                                                    De Adam, para Mia
                      ___________________________________________________________

Mia, tinha uma vida completamente normal, para uma rapariga da sua idade, tendo nesse momento duas opções: por um lado, tem família, o namorado, e os amigos; por outro, tem a oportunidade de ir para Nova Iorque dedicar-se à sua verdadeira paixão - a música.

Até que numa manhã de Fevereiro, quando ela e a sua família resolvem ir dar um passeio de carro, acontece algo inesperado que muda a sua vida para sempre. Ao sofrer um acidente, com graves consequências, esta apercebe-se que a vida pode mudar numa fracção de segundos. 
À medida que os paramédicos a transportam dos destroços quase irreconhecíveis, do automóvel e a tentam reanimar, Mia não pode senão ficar a observara cena, como mera espectadora do seu próprio corpo.

Nas vinte e quatro horas seguintes, a jovem vai debater-se com uma grande decisão, entre o ficar ou partir, tendo de descobrir o verdadeiro sentido da vida, depois daquele trágico acontecimento.

No decorrer da sua obra a autora lança-nos sobre algumas reflexões da vida. Valerá a pena continuar quando perdemos tudo? devemos tentar encontrar sempre um motivo para viver, ou será mais fácil apenas desistir? 

Assim vamos assistindo à alegria inicial de uma jovem apaixonada. À confusão adolescente entre seguir um sonho ou continuar na zona de conforto com quem mais ama. Podemos aperceber-nos do desespero e impotência de quem se vê no meio de uma tragédia sem poder fazer nada. E também a confusão e força de Mia,  filha e irmã, que nos ensina que mesmo quando tudo parece perfeito a vida pode mudar num segundo, restando-nos apenas seguir em frente. Amei toda a escrita, que nos passa grandes ensinamentos acerca do que realmente é viver. E que por vezes isso implica decisões que não estamos prontos para tomar.

Um livro inesquecível de Gayle Forman, com uma escrita fluída, baseada nos pensamentos de Mia. Deste modo, aprendemos que às vezes é necessário olhar para o passado, e tentar olhar, não para o que perdemos mas sim para o que ainda temos, pois onde há vida há esperança.


Gayle Forman





Gayle Forman


Escritora norte americana, nascida a 5 de junho de 1970. Começou a sua carreira escrevendo para revistas, nomeadamente, a revista seventeen, passando de seguida a jornalista freelancer para publicações como Details Magazine. Publicou o seu primeiro romance em 2007 (O que há de estranho em mim).