Roteirista: Kevin Hood e Sarah Williams
Género: Biografia, Romance, Drama
Elenco Principal: Anne Hathaway ( Jane Austen) e James McAvoy ( Thomas Lefroy)
IMDb: 7.1/10
" Estes escrúpulos podem parecer provincianos, para um senhor com um ar tão altivo. Mas não fui eu que inventei as regras, sou meramente obrigada a segui-las."
_____________________________________________________________Jane Austen, para Thomas Lefroy
Jane Austen é descrita com frequência como alguém com uma mente demasiado avançada para a sua época, algo que foi demonstrando nas suas obras criticando de forma irónica a sociedade em que vivia.
Nesta adaptação, Jane é descrita também como uma pessoa inteligente, animada e sarcástica, que não acredita que o casamento tenha a ver com posses e sim com amor. Foi em 1795, que conheceu aquele que veio a ser o seu maior ( e pelo que se sabe) único amor, Thomas Lefroy, e com o qual perdeu contacto em 1796. Esteve noiva uma vez, durante um dia, com Harris Bigg - Wither, em 1802. Porém, acabou por nunca casar, morrendo em Winchester, um ano antes da publicação das obras "Persuasão" e "Abadia de Northanger", com apenas 41 anos, em 18 de Julho de 1817.
Durante a adaptação não fala especificamente nas suas obras, porém, podemos ouvir enquanto ela escreve, partes delas.
Sabe-se que algumas foram inicialmente recusadas, nomeadamente, "Orgulho e Preconceito" e "Razão e Sensibilidade". Tendo sido publicadas mais tarde, sob outro pseudónimo "Uma senhora". Tendo posteriormente, se tornado clássicos da literatura Inglesa. Como eu gosto de viver na actualidade.
É dito com frequência que Jane Austen pegou em acontecimentos da sua vida para as suas obras, e pessoalmente acredito que assim foi. Porém deu-lhes o final que ela mesma gostaria de ter tido. Penso que através das suas criticas à sociedade e as pessoas da época Jane quis demonstrar a sua opinião da melhor forma que conseguia - Escrevendo.
É apenas conhecido um retrato da escritora, nomeadamente, um esboço feito pela sua única irmã, Cassandra.
Existem ainda vários documentários sobre a autora que podem ser vistos, nomeadamente, no Canal de História.

Sem comentários:
Enviar um comentário