Autor: Shannon Hale
Titulo: Austenlândia - À procura de Mr. Darcy
Género: Romance
Editora: Editorial Presença
______________________________________________
Fala de Jane Hayes
“- Acho que eu não poderia explicar isso a um homem. Se fosse mulher, eu só precisaria de dizer. “– Colin Firth de camisa molhada” e dirias “Ah”.”
Fala de Jane Hayes
_______________________________________________
Esta é a história de Jane Hayes, uma nova-iorquina de trinta e poucos anos, que à primeira vista não tem muita sorte no campo amoroso. Porém, ao olhar mais profundamente apercebemo-nos que um dos motivos para isso é a sua obsessão por Jane Austen, principalmente, por Orgulho e Preconceito e o seu Mr. Darcy.
Deste modo, quando Carolyn, a sua tia-avó rica e idosa, lhe deixa umas férias em testamento – nem mais nem menos que em Pembrook Park, Kent, Inglaterra – Jane não consegue conter a excitação; afinal, iria passar três semanas como hóspede no campo, como se estivesse em 1816.
Apesar das dúvidas iniciais, Jane decide ir nessa viagem, principalmente, com o objectivo de se esquecer de vez de Mr. Darcy, para assim seguir a sua vida e aceitar o facto de ficar solteira. Aliás seria feliz com isso.
Assim que chega a Pembrook Park, Jane é obrigada a desfazer-se de todos os seus aparelhos electrónicos- excepto do telemóvel, o qual ela contrabanda lá para dentro, - bem como decorar várias regras de comportamento de modo a usufruir plenamente da experiência.
Porém, durante esta experiência muita coisa acontece. Jane apercebe-se que afinal talvez não fosse aquilo que ela queria,que a ilusão de Mr. Darcy talvez não fosse bem o que Jane estava a espera, procurando assim um pouco de normalidade dentro de toda aquela fantasia - assim, ela começa a procurar Martin, o jardineiro da mansão, em segredo, uma vez que todo o contacto com os funcionários era proibido.
Deste modo, e depois de Martin se afastar da moça, ela começa realmente a interiorizar-se na experiência, aproximando-se assim de Mr. Nobley - um actor, contratado para tornar aquela experiência mais agradável, o qual faz uma interpretação muito realista de Mr. Darcy.
Com personagens “ricas”, esta é uma obra que retrata a obsessão de uma jovem por Jane Austen, onde nada nem ninguém é o que parece, onde aqueles que à primeira vista nos parecem reais não o são, e em que estes conseguem ter histórias profundas, que não eram esperadas pelo leitor.
É no final desta experiência que Jane fica, finalmente, pronta para esquecer o famoso Mr. Darcy, levando consigo um novo amor. Porém, quem será? Mr. Nobley, o seu Mr. Darcy fictício, ou Martin, o jardineiro da mansão?

Sem comentários:
Enviar um comentário