segunda-feira, 17 de abril de 2017

O Diário de Anne Frank




Autor: Anne Frank
Titulo: O diário de Anne Frank
Género: Biografia, Drama
Editora: Livros do Brasil

____________________________________________________
" As pessoas podem mandar-te manter a boca fechada, mas isso não te impede de teres a tua própria opinião."                                                               pensamento de, Anne Frank
____________________________________________________

Um diário escrito por uma criança de 13 anos que, devido à perseguição Nazi, decorrida na durante a segunda guerra mundial, teve de crescer demasiado rápido. Era no seu diário que Anne Frank mantinha os seus pensamentos e desejos, e foi através dele que nos apercebemos o quanto ela cresceu em apenas 2 anos.

Inicialmente Anne começa por descrever as actividades de todos no anexo, bem como a vinda de um ocupante que não era previsto, afinal se pudessem salvar mais alguém, era bom. Para o fim do diário, começa a escrever também sobre a guerra que está eminente, e sobre o desespero que sente por estar a demorar tanto. No meio de bombas a rebentar, e metralhadores bem perto de si, esta descreve também o medo que sente, e como acaba por se habituar à situação, aprende a controla-lo melhor.

É inacreditável a crueldade que alguns seres conseguem praticar contra pessoas, apenas por pensarem diferente deles. Porém, desde o momento em que Otto (pai de Anne) leva a família para o esconderijo, perto do seu escritório - nesta altura a menina tinha 13 anos, vê-mos que apesar de hitler e da sua maldade, existem também pessoas boas que os ajudam apesar das possíveis repercussões que podem sofrer se forem apanhados. Anne, diz mesmo que caso os seus ajudantes forem apanhados, sofrem o mesmo destino que eles, o que segundo a minha perspectiva torna o acto destes, algo realmente significativo.

No decorrer da sua escrita vemos também o esforço dos 8 ocupantes do anexo para se manterem com uma postura positiva perante o que acontece lá fora bem como a culpa que Anne sente por se sentir em baixo e presa, quando muitos judeus (provavelmente todos os seus amigos da escola) já foram levados por hitler para um destino realmente horrível.

Apesar dos seus esforços em permanecer escondidos, os oito ocupantes do anexo acabam por ser apanhados, junto com dois dos seus ajudantes, na manhã de 4 de Agosto de 1944, embora não se saiba se por denuncia ou não. Sendo assim levados para campos de concentração.

O único sobrevivente foi Otto, pai de Anne, que recebeu o diário desta por  Miep Gies ( uma das ajudantes que não foi apanhada), podendo assim dedicar-se a partilhar o que passaram com o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário